segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Modelagem Matemática

COLÉGIO ESTADUAL ROCHA POMBO – FORMAÇÃO DE DOCENTES
Alunas: Ana Paula Angeli                                                         3°FD”B”
             Jocineli Colombo                                                

 *Definição de Modelagem Matemática segundo suas próprias palavras:
           A Modelagem Matemática ajuda a compreender os diversos fatos do dia a dia, pode ser apresentada de maneira criativa e dinâmica, fazendo com que o aluno tenha mais vontade de aprender e goste de Matemática. Na Modelagem os problemas são criados através de situações reais, de coisas reais. Esse procedimento serve para que o aluno adquira conhecimento, onde ele mesmo pode fazer a modelagem de algo do seu cotidiano para firmar melhor seus conceitos Matemáticos.  Para os professores que desejam mais interação de seus alunos  pelo ensino da Matemática, tem na modelagem um recurso de grande potencial, onde estará explorando a intuição e a criatividade de sua classe.                                  

* Exemplos de atividades envolvendo Modelagens Matemáticas realizadas pos pesquisadores da educação (apostila):
             No primeiro exemplo de Carvalho, Queiroz e Rezende, que envolve embalagens é possível trabalhar geometria plana e espacial, funções e cálculo de área e volume. No começo os alunos tiveram dificuldades de encontrar as embalagens de menos valor, mais através dos cálculos as dúvidas foram sendo tiradas e o aprendizado se tornando mais prazeroso. Ao fim da Modelagem foi possível perceber que a Matemática escolar e a Matemática do dia a dia podem ser envolvidas uma com a outra, trazendo assim um melhor entendimento e dando mais sentido ao conteúdo que possa estar sendo estudado.
               No segundo exemplo a problematização é sobre “A Erva Mate”. Envolve todo o processo, do plantio até a colheita da erva Mate e sua comercialização, com visita à uma ervateira para ser possível estudar o custo da produção e constatar o lucro que poderia ser obtido. Com essa proposta o aluno teve mais interesse pela matéria e pode vivenciar a aprendizagem no seu dia a dia.
                No terceiro exemplo de Dias e Almeida, a proposta é para encontrar o peso das mochilas, realizada por uma professora em uma quinta série. Devido a divulgação nos meios de comunicação sobre ser prejudicial o peso das mochilas para muitos alunos. Eles foram separados em grupos e foi obtido que a massa da mochila não poderia ultrapassar de 10% da massa do aluno. Coletando os dados sobre os materiais que os alunos carregam na mochila, foi possível encontrar o total de massa que cada aluno carrega, com isso é possível abordar vários conteúdos, além de conscientizar sobre os males que o excesso de peso pode trazer.
                No quarto exemplo vamos abordar a construção de casas, proposta de Biembengut e Hein, que vêem na construção uma ótima escolha, onde aborda diversos conteúdos matemáticos entres eles geometria plana,espacial, sistemas de medidas, produtos notáveis, dentre outros. Pode-se começar analisando o que o aluno já sabe sobre construção e pedir para que façam uma planta segundo o entendimento deles. Após propor uma pesquisa sobre o assunto e novamente abordar uma planta onde explicaram tudo o que fizeram e a diferença que se teve entre as plantas. È bom lembrar que o conhecimento sobre construção vai depender muito da série em que o aluno se encontra.

*Exemplos de modelagem Matemática em meios de comunicação:
 Atualmente a modelagem é utilizada em diversas áreas, como por exemplo: proliferação de doenças bovinas, produção de matérias para construção civil, estratégias de pesca, efeitos biológicos de radiações, doenças infecciosas, movimentação de animais, movimento de rios, estratégias de vacinação, teoria da decisão, identificação de sistemas, crescimento de cidades, tráfego urbano, armazenamento e secagem de grãos, controle biológico de pragas, extração de óleos vegetais, meios reagentes ionizados, entre outros.
 Um exemplo mais detalhado : “Carros Bicombustíveis”, mais conhecidos como flex, flex power ou total flex, surgiu da curiosidade em sabermos um pouco mais a respeito dos mesmos. O objetivo principal foi analisar qual o combustível (álcool ou gasolina) seria mais vantagem para o consumidor na hora de abastecer o carro. A atividade foi desenvolvida com uma turma do 2º Ano do Ensino Médio, de uma Escola Estadual. Partiu-se do princípio de que o assunto a ser trabalhado seria uma atividade diferente. O assunto logo despertou o interesse do grupo, mas não se tinha conhecimento o que realmente queríamos e onde a matemática entraria nisso tudo. A primeira parte do trabalho constou de uma pesquisa em revistas, jornais, Internet, agências de automóveis, oficinas mecânicas, engenheiros mecânicos e outros, para que os alunos pudessem se inteirar do assunto. Esta atividade foi extra classe No outro momento, tudo o que foi pesquisado foi trabalhado em sala de aula. O grupo estava motivado, pois a aula estava sendo diferente, estavam trabalhando com números, tabelas, conceitos dos mais diversos. A partir dos dados coletados, foi necessário analisar algumas situações e entender um pouco mais sobre o que é um carro flex, suas vantagens e desvantagens. Um dos principais argumentos apontados pelos alunos para a compra de um carro flex, que usa os dois tipos de combustíveis é que a tecnologia evita a dependência de um único combustível.

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