sábado, 25 de setembro de 2010

ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA

Atualmente há a necessidade de cada vez mais relacionarmos os conteúdos curriculares com o cotidiano dos nossos alunos, ensinando – os pelo concreto, utilizando de materiais didáticos manipuláveis que possibilitem a experimentações proporcionando um ensino de qualidade através de jogos e brincadeiras.
O fracasso escolar não é somente culpa do aluno, e o processo de aprendizagem não cabe restritamente ao professor, faz-se necessário uma boa relação entre professor–aluno, que o professor adote medidas que cativem aos educando a aula, motivando-os a querer aprender sempre mais, tais medidas evitariam as repetências, a falta de interesse além do abandono da escola.
A articulação dos conteúdos curriculares com o dia– a – dia dos alunos é uma das melhores soluções apontadas para este problema. Além disso, conteúdos curriculares devem interligar-se pra que o aluno compreenda a necessidade de que para futuramente realizar com êxito cálculos de física ele deverá previamente ter aprendido matemática, por exemplo. Portanto, os futuros professores, principalmente das séries iniciais, devem ter conhecimentos básicos sobre todas as disciplinas (saber pelo menos a essência, pois tudo é impossível), para não ficarem sem resposta diante
de uma pergunta que para o aluno, naquele momento, é imprescindível.
Contudo, cabe então ao professor investigar se a maneira como ele está transmitindo o conhecimento está tendo valor pra o seu aluno e ajudando-o no processo de construção de uma sociedade melhor, diante da realidade e dificuldades particulares, dentro dos mais diversos fatores, seja no campo familiar ou social e se os conteúdos e a metodologia usados estão somando no processo de formação de ser critico e agente de transformação.
SARA REGINA NASZENIAK  (aluna da Terceira série do Curso de Formação de Docentes)

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